Planejar uma viagem para a Big Apple nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando o orçamento é curto. Um dos maiores custos a serem considerados em Nova York é a hospedagem, mas o Airbnb poderia ser uma opção barata?
A oferta de hotéis na cidade é enorme e o custo das diárias pode ter grandes variações, dependendo do período da viagem. Mesmo assim, na maioria das vezes, o valor das diária, somado às taxas de resorts, impostos e gorjetas, acaba tendo um peso bem significativo no orçamento dos viajantes.
Por conta disso, muitos turistas acabam optando por aluguéis de temporada através da plataforma Airbnb, que caiu no gosto das pessoas por ser uma boa alternativa para se economizar com hospedagens na grande maioria das cidades ao redor do mundo.
Quem não gostou muito foram as redes hoteleiras, que começaram a perder clientes para o Airbnb. Outros que não ficaram muito contentes foram os moradores de prédios onde haviam unidades com aluguéis de temporada. Estes relatam falta de segurança por conta da alta circulação de pessoas diferentes, barulhos e festas entre outros fatores.
A cidade de Nova York foi uma das poucas que escutou a rede hoteleira e os proprietários de outros imóveis, criando uma lei que proíbe que turistas aluguem apartamentos em viagens para a cidade. No entanto, essa lei muitas vezes não é entendida ou ainda há dúvidas com relação a ela, e por isso vamos esclarecer alguns pontos:
Muitas vezes se escuta: Airbnb é proibido em NY. Esta frase está errada pelos seguintes motivos:
- Não é a plataforma que está proibida, e sim qualquer tipo de aluguel de temporada por menos de 30 dias, ou seja, não adianta querer alugar um apartamento pelo booking, por exemplo. Também não pode.
- Há exceções. Locações de quartos em que o anfitrião resida no local são permitidas. Isso inibe que os hospedes se excedam ou cometam infrações, além de evitar que grandes investidores ou corporações adquiram imóveis com fins de locação.
- É permitido que hóspedes aluguem imóveis via Airbnb ou outras plataformas por um período superior a 30 dias.
Ainda assim, há muita oferta de imóveis inteiros no mercado e se hospedar em um não chega ser um crime, porém se houver algum tipo de denúncia, e acredite, isso acontece, o viajante pode ser despejado do imóvel e ficar sem um local para dormir, tendo que procurar algo de última hora, apagando valores altíssimos em uma nova reserva.
Lembre-se que, na imigração americana, pode acontecer de o viajante ser questionado onde se hospedará. Será que o fato de dizer que se hospedará em uma propriedade alugada pode trazer problemas? Talvez não, mas isso com certeza não será visto de forma positiva.
Portanto, se você estiver pensando em ir para Nova York, fique atento à questão de aluguel de propriedades através do Airbnb, ou outras plataformas, para não prejudicar sua viagem e lembre-se: o barato pode sair caro.
Saiba Mais
Para ler outros artigos sobre destinos publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.