Quando preparo o roteiro de minhas viagens, procuro não perder nada e potencializar o tempo ao máximo. Sou curiosa de nascença! Ao preparar minha viagem para a Itália, comecei a procurar algo especial no trajeto de Siena para Roma. Tinha visto uma cidadezinha, mas não dei muita importância.
Ao conversar com o atendente da recepção de meu hotel (tenho isso por hábito, porque sempre você aprende alguma coisa com eles), ele me deu uma dica preciosíssima: “Você não deve deixar de visitar Civita di Bagnoregio!”
Exatamente a cidadezinha que não de importância! Felizmente, segui o conselho dele e foi uma das cidades que mais me impressionou na Itália! E é sobre isso que falaremos neste artigo, sobre essa cidade inacreditável que você também deve visitar!
Aqui você encontra:
Civita di Bagnoregio – Localização
Civita di Bagnoregio fica na região do Lazio, na parte oeste da Itália. A 1h40min de Siena e 1h38 min de Roma, e a 443 metros acima do nível do mar em um vale (escavado pelo vento e por seus futuros habitantes!) cortado por dois rios, o rio Chiaro e o rio Torbido.
Aproximar-se dela é quase como ter uma visão – você vai percorrendo o caminho quando, de repente, desponta uma construção majestosa no alto da rocha que a sustenta!
História de Civita di Bagnoregio
Segundo arquivos arqueológicos encontrados, a cidade foi inicialmente habitada pelos etruscos há, pelo menos, 2.500 anos. Ou seja, sua história vem de muito longe! Assim como aconteceu com muitas outras localidades da Itália, ela foi tomada por diversos povos: lombardos, visigodos, bizantinos e romanos até que, finalmente, a cidade foi entregue à Igreja por Carlos Magno.
Há pouquíssimas evidências encontradas de seu surgimento. Uma delas é o Bucaione, um túnel profundo, ligando Civita di Bagnoregio ao Valle dei Calanchi.
Como se pode observar nas fotos, a cidade tem sofrido muito ao longo do tempo com os deslizamentos. A cada ano ela perde cerca de 7 centímetros de suas bordas e já cedeu 25% nos últimos 500 anos. Por essa razão, os geólogos buscam constantemente desenvolver projetos que impeçam a cidade de diminuir ainda mais de tamanho.
Dois milhões de euros já foram investidos nos últimos anos nesses projetos. Mas, segundo os geólogos responsáveis, muito mais euros ainda serão investidos para a preservação desse tesouro. O objetivo é que ela venha a ser conhecida como a “Cidade que renasce”, no lugar de seu apelido atual, a “Cidade que morre”!
Curiosidade
Civita di Bagnoregio foi usada como cenário para filmes e até mesmo para uma novela brasileira: Esperança. Lembram-se?
Sua praça principal serviu de palco para uma festa popular que contou com a participação de 300 figurantes (imagine isso para uma cidade com menos de 20 habitantes!!). A equipe de produção fez até cair neve fora de época na cidade, com máquinas de fazer espuma e colocando sal na calçada de pedras para filmar o cortejo fúnebre de Giuseppe Tornatore, vivido por Walmor Chagas.
A parte positiva é que, em troca, a cidade ganhou portas e esquadrias novas! O prefeito da época chegou a dizer que Civita di Bagnoreggio havia passado por dois terremotos: um em 1695 e outro na gravação da novela!
Acesso à Cidade
O percurso por si só já é um show a parte! Você sobe até um determinado ponto do monte de carro ou através de ônibus disponíveis. Então você caminha por um chão de terra, sobe e desce e tem acesso a uma ponte, construída em 1965, que leva até a entrada da cidade.
Antes disso, para ter acesso à cidade, as pessoas precisavam seguir por trilhas e escadarias. Dá pra imaginar fazer isso constantemente?! Essa ponte foi reconstruída várias vezes. Durante a segunda guerra mundial, por exemplo, ela foi destruída, porém, com uma lado bom: isso dificultou o acesso das tropas nazistas ao local!
O que Visitar em Civita di Bagnoregio
Belvedere
De onde você pode ver toda a cidade e o Valle dei Calanchi.
Grotta di San Buonaventura
É possível avistar a entrada da gruta quando você estiver no Belvedere. Há um portão de ferro de onde é possível avistá-la. Era ali que São Francisco de Assis, ao passar pela cidade, fazia suas orações.
Porta di Santa Maria
Localizada assim que termina a passarela, das cinco portas de entrada da cidade essa foi a única que restou. Pertence à época dos etruscos e adaptada na época medieval. Atente para o arco gótico.
Basilica di San Donato
Simples, mas ao mesmo tempo, com traços fortes, a igreja data do século VII tendo sido construída sobre um templo romano já existente. Ela serviu como sede do Bispado e precisou ser reconstruída após o grande terremoto de 1695.
Piazza del Vescovato
Fica à esquerda da Basílica di San Donato.
Don Pepone
É um bar para degustação, localizado bem no centro da praça principal.
Cancello della casa di San Bonaventura
Localizado na rua de trás da praça principal, o portão foi a única coisa da casa que sobreviveu ao terremoto sofrido pela cidade.
Antica Civitas
Trata-se de uma autêntica gruta subterrânea etrusca. Caminhando pela rua principal da cidade, você avista a entrada para uma pequena vila onde há uma pequena placa sinalizando a gruta.
Nesse local foram gravadas cenas do último filme do Pinóquio. Hoje, o local é um museu contendo vários objetos medievais. A entrada custa 1,00 €. Desnecessário dizer que vale a pena.
Giardino
Localizado no final da cidade, esse jardim proporciona uma vista linda para o Valle dei Calanchi. Não há um valor fixo cobrado, mas, por ser privado, uma oferta possibilita sua entrada.
Museo Geologico e delle Frane
Mostra como a cidade tem sofrido com as erosões ao longo das centenas de séculos, assim como sua luta pela sobrevivência. O Museu organiza visitas guiadas, excursões, atividades didáticas, além de geo-degustação de vinhos locais.
Você pode obter mais informações sobre o museu, clicando aqui.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.