Há alguns dias, como você pode conferir aqui, informamos a quantidade de pontos LATAM Pass necessários para voar na primeira classe da Qatar Airways, aproveitando a tabela fixa que o programa da LATAM mantém com seus parceiros.
Aqui você encontra:
Primeira Classe da Qatar com Pontos
Agora, iremos mostrar através de um levantamento feito, quantos pontos são necessários para voar na primeira classe da Qatar nos programas AAdvantage da American Airlines e Executive Club da British Airways que, aqui do Brasil, temos acesso para emissões one-way (somente ida ou volta) nesta excelente cabine.
Esclareço, ainda, que não incluímos o programa Iberia Plus porque não permite emissões one-way com os parceiros de aliança (salvo empresas do mesmo grupo, como a British e a Air Lingus).
Além disso, não consideramos outros programas parceiros da Qatar na aliança Oneworld devido à dificuldade de acesso para a grande maioria dos nossos leitores. Aqui me refiro a programas, como por exemplo, o Asia Miles, da Cathay Pacific, e o Qantas Frequente Flyer, da Qantas.
Por fim, registro que a análise a seguir foi feita apenas nas quatro rotas que a Qatar vem operando com os seus A380, não sendo examinadas as demais rotas com primeira classe operadas pelos B777-300ER.
Lembro que, por meio de um acordo de leasing com a Cathay Pacific, a fim de suprir a impossibilidade de utilizar boa parte dos seus A350-1000, estão sendo utilizados cerca de quatro B777s pela Qatar em rotas específicas (como Hong Kong e Male, nas Maldivas).
Assim, a seguir, iremos mostrar a quantidade de milhas necessárias para voar nas quatro rotas que a Qatar vem operando os seus A380 equipados com a cabine de primeira classe. Antes, contudo, relembro as rotas que a cia vem operando com essa cabine:
Rotas Operadas com o A380
As rotas atualmente operadas com a cabine da primeira classe nos A380 da Qatar Airways que podem ser emitidas com milhas são as seguintes, baseadas no plano de operações da empresa:
- Doha – Bangkok – Doha
- Doha – Londres (LHR) – Doha
- Doha – Paris (CDG) – Doha
- Doha – Sydney – Doha
Pontuação LATAM Pass
Para melhor visualização, anexo a tabela fixa do programa LATAM Pass voando em primeira classe com as parceiras, destacando a região do Oriente Médio (por incluir o hub da Qatar, Doha), e a região da Europa (Inglaterra e França, ou seja, Londres e Paris), Ásia Oriental (Tailândia – Bangkok) e Oceania (Austrália):
Portanto, a quantidade de pontos apresentada abaixo é por trecho e exclui taxas e impostos a serem pagos:
- Doha – Bangkok: 114.000 pontos
- Doha – Londres: 78.000 pontos
- Doha – Paris: 78.000 pontos
- Doha – Sydney: 144.000 pontos
Lembro que a quantidade de pontos acima mencionada é de apenas um trecho (one-way).
Pontuação AAdvantage
Para melhor visualização e entendimento, reproduzo a seguir a tabela fixa do programa AAdvantage com destaque para os voos em primeira classe envolvendo o Oriente Médio (por incluir o hub da Qatar, Doha), e a região da Europa (Inglaterra e França, ou seja, Londres e Paris), região 2 da Ásia (Tailândia – Bangkok) e o Pacífico Sul (Oceania – Austrália):
Portanto, a quantidade de pontos apresentada abaixo é por trecho e exclui taxas e impostos a serem pagos:
- Doha – Bangkok: 50.000 pontos
- Doha – Londres: 62.500 pontos (embora não tenha sido encontrada disponibilidade em voos diretos)
- Doha – Paris: 62.500 pontos
- Doha – Sydney: 100.000 pontos
Pontuação Executive Club
Como a tabela do programa da cia britânica é calculada a partir da distância e o valor cobrado varia a depender do parceiro de aliança, deixamos de reproduzi-la aqui, pois em vez em facilitar, iria dificultar a compreensão do objetivo deste post.
Inclusive, recentemente, em razão da integração entre as “moedas” Avios, o programa reduziu a quantidade de milhas cobradas para voar com a parceira Qatar, a fim de equiparar a sua tabela a do programa Privilege Club da Qatar.
De toda a sorte, a seguir, após ser apresentada a relação com a quantidade de pontos, iremos, assim como fizemos em relação às duas opções acima mostradas, anexar prints das consultas, para melhor visualização.
Assim, a quantidade de pontos apresentada abaixo é por trecho e exclui taxas e impostos a serem pagos:
- Doha – Bangkok: 75.000 pontos/avios
- Doha – Londres: 64.500 pontos/avios (embora não tenha sido encontrada disponibilidade em voos diretos)
- Doha – Paris: 64.500 pontos/avios
- Doha – Sydney: 144.000 pontos/avios
Emissões de Passagens com Milhas
Caso você esteja planejando fazer emissões de passagens para voar com pontos de qualquer programa de fidelidade e não quer perder tempo no telefone com a central de atendimento, nossa parceira Wanderlust pode fazer esse trabalho para você.
Para tanto, você precisa apenas enviar um email para viagens@wanderlustconcierge.com.br com as datas que você pretende viajar, o número de passageiros e um telefone para contato, que na sequência o time entrará em contato.
As emissões custam a partir de R$ 300 para o primeiro passageiro por trecho (independente de ser uma viagem de ida ou ida e volta). Demais passageiros no mesmo localizador têm o custo de R$ 200 por pessoa.
Tome Nota
Como foi mencionado ao longo deste post, na sequência de um post mencionando quantos pontos LATAM Pass seriam necessários para voar na primeira classe da Qatar nos seus A380, resolvemos fazer um levantamento ainda mais abrangente, incluindo outros dois programas que nós, brasileiros, temos acesso: o programa AAdvantage da American Airlines, e o programa British Executive Club (BAEC) da British Airways.
Embora o post não entre no mérito quanto aos critérios ligados à facilidade do acúmulo e às taxas cobradas (o que, de toda a sorte, ficou explicitado a partir dos prints anexados, salvo em relação ao programa da LATAM), fica evidente que a tabela fixa do programa LATAM Pass é bem interessante, se considerada a facilidade de acúmulo e as taxas cobradas.
O ponto negativo, como alertamos de longa data, é a dificuldade de emissão, e o fato de não sabermos até quando o programa irá manter esta tabela, que, pelos últimos acontecimentos, está com os dias contados.
Destaque, também, para a excelente tarifação do programa AAdvantage no trecho de Doha para Bangkok, sendo um exemplo, inclusive, de um verdadeiro sweet spot do programa.
Aliás, caso o Santander continue incluindo o seu cartão cobranded nas promoções bateu ganhou, sem diminuir a pontuação extra ofertada, é possível concluir que o programa, em curto prazo, será, de longe, a opção mais eficaz para emitir passagens em primeira classe com a Qatar.
Por fim, o programa da British, embora com tarifações razoáveis, esbarra na dificuldade de geração de avios a um custo baixo ou razoável, além do deságio nos dois principais programas parceiros no Brasil (lembro que a Livelo transfere com um deságio de 2×1 para o programa, e o Esfera, na igual proporção, para o Iberia Plus, podendo, de lá, ser enviado gratuitamente para o da British, pela função “combine my avios”).
E você, leitor, já conseguiu realizar uma emissão para uma viagem em primeira classe com a Qatar?
Em caso positivo, compartilhe abaixo, nos comentários, qual o programa que utilizou.
Para Saber Mais
Veja mais sobre os programas de fidelidade aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.