Viajar é adquirir conhecimento de diversas culturas e estilos de vida e guardar lembranças preciosas que vão nos acompanhar por toda a vida, seja ela feita com amigos, em casal ou em família. O Brasil, país continental que é, por si só já nos mostra a riqueza da diversidade, em todos os sentidos. Por isso, deixar de viajar é deixar de viver experiências incríveis. Mas sabemos que isso nem sempre é um processo simples para todos.
No post anterior trouxemos dicas relevantes para Viagens em Família, com mobilidade, impostos e salas VIP e agora vamos trazer 8 dicas diferentes e importantes que vão ajudar a você economizar em qualquer tipo de viagem!
Aqui você encontra:
Dicas para Economizar na Viagem
Defina o Destino e Procure com Antecedência
Ter um destino claro é o primeiro passo para saber até onde o orçamento pode chegar. Isso porque alguns lugares acabam saindo mais em conta do que outros, oferecendo mais passeios gratuitos e mais possibilidades de transporte que podem baratear a viagem. A partir da escolha do lugar, tente fugir da alta temporada da região, onde os preços são bem mais elevados.
Monitore os Preços das Passagens
Monitorar os preços das passagens vai muito além do que entrar apenas em um site e realizar uma busca. Pesquisar é bem mais profundo e trabalhoso, mas pode valer a pena! É preciso olhar em todos os sites das companhias que atendem ao seu destino, mas para isso, conte também com a tecnologia.
Hoje em dia existem diversos buscadores e aplicativos que mostram e monitoram os preços, permitindo até mesmo a criação de alertas e a visualização de datas mais baratas. Considere a possibilidade, caso tenha essa flexibilidade, de mudar os dias de sua viagem se uma oportunidade única surgir.
Pense Estrategicamente no Roteiro
Algumas vezes, montar um roteiro pode ser cansativo, mas é também divertido! Elabore um roteiro que mescle atividades pagas e gratuitas, pensando no tempo dedicado a cada uma delas e se elas são próximas (a ponto de ir a pé) ou distantes uma da outra. Acredite, desta forma você consegue otimizar seus gastos e o tempo de aproveitamento em cada passeio!
Hospedagem e Alimentação
Pode ser em hotel, pousada, airbnb etc. Pesquisar a hospedagem é essencial para ter uma viagem agradável e sem surpresas no bolso. Afinal, não adianta reservar uma pousada mais barata se ela fica distante das principais atrações do destino, sem acesso a outros meios de transporte e que obrigará você a alugar um carro ou pedir um Uber.
Considere também alugar um Airbnb, com espaço amplo e cozinha, preparando as suas próprias refeições – o que sai mais em conta do que almoçar em um restaurante. Em alguns destinos, como Gramado (RS), por exemplo, essa pode ser uma boa alternativa devido aos altos custos com alimentação, e reservar um ou dois restaurantes mais caros para se dar ao luxo não será um problema no seu orçamento.
Use o Transporte Público
É verdade que em alguns destinos ter um carro alugado ou fechar passeios com uma agência de turismo facilita o acesso a determinadas atrações, porém, não deixe de lado o transporte público, principalmente em viagens internacionais como a Argentina e a Europa, onde o metrô além de bem cuidado e seguro, pode te levar de uma ponta a outra e passa por diversos pontos turísticos. Além é claro, dos ônibus que também são bem estratégicos quando se trata de economia com transporte.
Faça a Planilha e Defina sua Meta de Gastos
Depois de ver tudo sobre o seu destino, checar o preço médio das passagens e das atrações do lugar, montar uma planilha é essencial para que você tenha uma meta mais “visual” de seus gastos durante a viagem. Isso pode te trazer uma ideia se você pode abusar um pouco mais no orçamento ou se terá que economizar um pouco mais até a data da viagem.
Cartão de Crédito – Cuidado!
O cartão de crédito é o aliado de muita gente, mas pode gerar surpresas no futuro. Sabendo o utilizar bem, com as metas de gastos claras e definidas, é possível potencializar a sua economia utilizando o cartão para parcelar alguns passeios e ainda, é claro, acumular pontos para a sua próxima viagem ser ainda mais econômica! No caso de viagens internacionais, uma vez que existem taxas e impostos cobrados no exterior, talvez seja mais vantajoso abrir um conta global como a Nomad e a Wise, que funcionam muito bem em diversos países.
Entre para o Mundo das Milhas
Se você ainda não entende nada de milhas, pontos, não sabe o que são ou como acumular, está na hora de aprender! Juntar pontos nos programas de bancos e transformá-los em milhas nos programas de fidelidade aéreo são, certamente, uma das formas mais inteligentes de economia.
Sem extrapolar nos gastos, apenas com os custos mensais de rotina, já é possível receber de volta algumas regalias e vantagens oferecidas por estes programas e pelas bandeiras dos cartões. A sua próxima viagem pode custar uma “pechincha” 😉
Para Saber Mais
Não escolheu o destino ainda? Para ler artigos sobre destinos publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.