São Paulo é uma cidade de fato incrível! Estar na capital paulista é sinônimo de comer bem e se divertir – e para todos os bolsos! Mas, o que provavelmente muitas pessoas não sabem, incluíndo boa parte de seus moradores, é que é possível fazer vários passeios gratuitos em São Paulo.
Neste artigo vamos citar 6 atrações que você pode visitar sem pagar nada. E não deixe de incluí-las na sua agenda durante a sua próxima visita à maior cidade da América do Sul.
Aqui você encontra:
Passeios Gratuitos em São Paulo
Museu da Energia
Está localizado na região central, no bairro de Campos Elíseos, inserido no palácio que já serviu de residência para o irmão mais velho de Santos Dumont, Henrique Santos Dumont. Seu acervo mostra um pouco da história da energia da cidade, desde o passado até os nossos dias, sendo composto de objetos, documentos, fotos, etc.
Há ainda salas com atividades, projeções de vídeos e jogos, proporcionando ao visitante uma experiência interativa, além de despertar sua reflexão na energia do futuro. Para saber mais, clique aqui.
Endereço
Alameda Cleveland, 601
Telefone: 11 3224-1489
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 10 às 17h.
Viveiro Manequinho Lopes
Fica dentro do Parque do Ibirapuera e é uma excelente opção para os amantes da natureza. Sua missão principal é a produção de mudas de plantas destinadas a áreas públicas municipais, em particular, de herbáceas e arbustivas.
Seu acervo contém cerca de 200 diferentes espécies de plantas. São 10 estufas, 97 estufins (canteiros suspensos), 3 telados (estruturas cobertas por telas de sombreamento) e 39 quadras.
Maiores informações, clique aqui.
Endereço
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 7A – Vila Mariana
Telefone: 11 3887–6761
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 8 às 16h
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Trata-se de uma instituição particular sem fins lucrativos. Foi idealizado em 1947 pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand juntamente com Pietro Bardi, um crítico de arte italiano.
Seu famoso vão de mais de 70 metros abriga quatro pilares altíssimos e foi criado pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, tendo sido, ao longo dos anos, palco de diversas manifestações.
Detém a mais extensa e importante coleção de arte ocidental da América Latina, assim como do hemisfério sul, destacando-se, principalmente, seus conjuntos ligados às escolas francesa e italiana. Mas não é só isso. Possui uma significativa seção de arte brasileira, assim como de arte africana e asiática, com um total de aproximadamente 8 mil peças.
Oferece também uma das maiores bibliotecas do país especializada em artes. É o museu do Brasil que mais recebe visitantes e é tido como um dos melhores do mundo. Imperdível para os amantes da arte! Mais informações, aqui.
Note que as visitas gratuitas acontecem apenas às terças-ferias.
Endereço
Avenida Paulista, 1578
Telefone: 11 3149-5959
Horário de funcionamento: 3ª aos domingos, das 10 às 18h (Fechado às 3ª)
CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil
Criado no ano de 2001, seus 4.183 m² constitue um dos mais belos espaços culturais de SP. A própria escolha do prédio (adquirido em 1923) que abriga o CCBB demonstra a preocupação com a revitalização da área do centro histórico da cidade (que, aliás, por si só, já merece uma visita detalhada!).
Há mais de 30 anos o Banco do Brasil valoriza e investe nas diversas manifestações artístico-culturais, tanto brasileiras como internacionais e tem como objetivo democratizar o acesso à arte, assim como sua divulgação e promoção.
Além de São Paulo, as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília também possuem um CCBB. A agenda de exposições, assim como maiores detalhes, podem ser encontrados aqui.
Endereço
Rua Álvares Penteado, 112 (Próximo ao metrô São Bento)
Telefone: 4297-0600
Horário de funcionamento: 3ª aos domingos, das 9 às 20h (Fechado às 3ª)
Farol Santander
Localizado no prédio Altino Arantes, antiga sede do Banco do Estado de São Paulo (BANESPA), foi inspirado no Empire State Building de Nova Iorque e é um dos edifícios mais altos do país.
Admirar o prédio e seu entorno já enche os olhos! Mas você também pode visitar a Loja da Cidade e o Café do Hal localizados no térreo. Caso deseje, existe a opção da visita completa que dá acesso ao Espaço Memória, à obra Vista 360º, ao Mirante no 26º andar que oferece uma vista ímpar da cidade, assim como às exposições temporárias, mas neste caso você terá que desembolsar R$ 30,00 (ou R$ 15,00 meia entrada).
Para mais detalhes, clique aqui.
Endereço
Rua João Brócola, 24
Telefone: 11 3553-5627
Horário de funcionamento: 3ª aos domingos, das 9 às 20h (Fechado às 3ª)
Mosteiro de São Bento
Independente de sua crença, esse é um local que não pode ficar fora do seu roteiro. Foi fundado em 4 de julho de 1598, sendo uma comunidade Monástica da Igreja Católica Apostólica Romana. Durante sua visita ao Brasil, foi ali que o Papa Bento XVI ficou hospedado.
Seu órgão, com cerca de 7.000 tubos, é de origem alemã e data de 1954. É considerado uma preciosidade pelos especialistas. O mosteiro abriga cerca de 49 monges enclausurados que, seguindo os ensinamentos de São Bento, deveriam encontrar ali seu sustento para evitar, assim, sua saída.
Ocupam-se de tarefas internas e da capelania. Em algumas missas há a apresentação de canto gregoriano. Verdadeiro espetáculo! (consequentemente, é necessário chegar cedo caso você queira assistir sentado!) O mosteiro oferece gratuitamente aulas de canto gregoriano com encontros mensais para músicos, leigos e interessados.
Vale ainda mencionar que, em obediência aos ensinamentos de São Bento (que prescrevia algumas horas de trabalho manual) em 1999 o mosteiro passou a oferecer ao público a venda de deliciosos pães, bolos, biscoitos e geleias com receitas seculares, guardadas no arquivo da abadia (destaque para o Pão de São Bento, feito de mandioquinha!).
Maiores informações aqui.
Endereço
Largo de São Bento, s/ nº (em frente à Estação de metrô São Bento)
Telefone: 11 3328-8799
Horário das Missas: 2ª a 6ª das 7h às 13h (7h com canto gregoriano)
Vésperas às 17h30, Sábado: 6h (com canto gregoriano)
Domingo 8h/10h (10h com canto gregoriano)
Tome Nota
Essas são apenas algumas das muitas atrações gratuitas que essa cidade única oferece. Se você tiver mais tempo, não deixe de visitar o Parque do Ibirapuera, caminhar pela Avenida Paulista ou até mesmo conhecer a Igreja Nossa Senhora do Brasil. E então, vamos explorar a capital paulista?
Deixe nos comentários outras sugestões de passeios gratuitos que nossos leitores podem fazer em São Paulo.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre destinos publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.