Anualmente o Institute for Economics and Peace divulga o resultado do Global Peace Index, o Índice Global de Paz . Trata-se de uma ferramenta que é utilizada para avaliar o nível de segurança e criminalidade em mais de 100 países ao redor do mundo. Neste artigo vamos falar dos 5 países mais seguros do mundo para viver ou viajar que apareceram na edição de 2023. Os critérios utilizados para se fazer essa avaliação são diversos, como: homicídios e número de pessoas detidas, conflitos internos, instabilidade política, terrorismo, crimes violentos, etc.
Vamos conhecer quais são os 5 países mais seguros do mundo?
Aqui você encontra:
Países Mais Seguros do Mundo para Viver ou Viajar
Note que os países a seguir estão listados por ordem de segurança, sendo a Islândia o país mais seguro do mundo.
Islândia

Islândia – Crédito: chasingtheunexpected.com
Por anos seguidos a Islândia tem ocupado o posto número 1 no ranking dos países mais seguros do mundo para se viver ou viajar. Sem dúvida, um dos fatores que contribui para isso é o fato de sua população ser um pouco mais de 400.000 habitantes. Com esse tamanho, não é difícil que se prevaleça o sentimento de comunidade e solidariedade. Já foi chamado “o país mais amigável do mundo para os estrangeiros”.
A Islândia localiza-se entre a Europa e a América do Norte. É considerado um país europeu nórdico.
Seu clima é ameno, possui diversas fontes termais e 10% de seu território está coberto por geleiras. Sua vida marinha é super abundante e diversificada e não é incomum assistir baleias fazendo seu balé pelas águas. Sua paisagem é deslumbrante e única. E um dos fatores que contribui para isso é sua proximidade do Círculo Polar Ártico, o que faz com que a duração da luz do dia varie bastante chegando até mesmo, em determinados dias, a não escurecer completamente.
A economia da Islândia baseia-se na exportação de pesca e produtos de alumínio que são vendidos com preços atrativos. O turismo tem papel significativo na economia do país.
Seu sistema educacional é predominantemente financiado com recursos públicos e é dividido em quatro níveis: pré-escolar, obrigatório, ensino médio e superior (universidades). São raras as escolas particulares. O governo central tem a responsabilidade geral em todos os níveis de educação e define as políticas.
Clique aqui no site oficial para conhecer um pouco mais sobre a Islândia.
Dinamarca

Copenhagem – Crédito: Wikipedia
Em segundo lugar, encontramos a Dinamarca como sendo um dos países mais seguros do mundo. Como a Islândia, sua população é pequena, cerca de 6 milhões de habitantes – o que certamente favorece sua segurança.
É o mais setentrional dos países nórdicos, localizado a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, além de estar delimitado ao sul pela Alemanha.
Sua economia baseia-se na fabricação de produtos manufaturados e na oferta de diversos tipos de serviços. Uma característica marcante da Dinamarca é sua escolha por fontes de energia e meios de transporte alternativos, como a energia eólica e bicicletas.
Na Dinamarca aos 6 anos de idade as crianças iniciam sua escolaridade formal. As tradicionais classificações de classe e testes formais são evitadosm e, no lugar disso, as crianças trabalham em grupos sendo ensinadas a desafiar a maneira estabelecida de fazer as coisas. A ênfase que o sistema educacional dá está na resolução de problemas, não na sua memorização.
A confiança existente entre os dinamarqueses é algo muito peculiar. Conforme descrito em seu site oficial:
“A Dinamarca tem níveis extremamente elevados de confiança social. As pessoas confiam umas nas outras e confiam em instituições como o governo, a monarquia, os hospitais e a polícia. A confiança também é uma parte importante do ambiente de negócios. As pessoas são consideradas honestas, a menos que se prove o contrário”.
É uma realidade que a gente custa a acreditar que realmente exista!
Conheça aqui o site oficial da Dinamarca.
Irlanda

Dublin, Irlanda – Crédito: Wikipedia
A Irlanda assume o posto de terceiro país mais seguro do mundo. Cercada por centenas de ilhas, localiza-se a noroeste da Europa continental. A leste encontra-se a Grã-Bretanha, separada dela pelo Mar da Irlanda. A Irlanda é uma ilha dividida em duas partes: a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, esta última debaixo da soberania do Reino Unido.
A Irlanda é cercada pelo Oceano Atlântico, com o mar Céltico ao sul, o Canal de São Jorge a sudeste e o Mar da Irlanda a leste. A Irlanda do Norte possui cerca de 1,9 milhões de habitantes, enquanto que a República da Irlanda, 5,1 milhões.
Seus índices de democracia e liberdade, como, por exemplo, de imprensa são elevadíssimos.
A educação é um grande fator para a Irlanda estar no patamar em que se encontra. Desde 1960 o governo irlandês tem investido muito na educação fundamental, assim como na superior. As escolas e universidades que antes eram pagas, passaram a ser gratuitas. Este investimento gerou um crescimento econômico considerável, porque a oferta de profissionais qualificados aumentou sensivelmente. Consequentemente, a média salarial se elevou.
Ao clicar aqui você poderá conhecer um pouco mais sobre a Irlanda.
Dica de leitura – Se você está em busca de dicas de passeios na Irlanda, confira este artigo.
Nova Zelândia

Aucklanda, Nova Zelândia – Crédito: Wikipedia
Em quarto lugar, encontramos a Nova Zelândia como um dos países mais seguros do mundo. Sua população é pequena, cerca de 6 milhões de habitantes – o que certamente favorece sua segurança.
A Nova Zelândia pertence à Oceania, ao sudoeste do Oceano Pacífico. Ela é conhecida por seu isolamento geográfico, porque fica a quase 2.000 km a sudeste da Austrália.
Seu grau de industrialização é alto, além de dispor de grandes rebanhos de bovinos, suínos, ovinos, fato este que propicia a produção de lã, laticínios e carnes. As reservas de petróleo, gás natural e carvão são também destaque na economia do país.
O turismo é uma atividade super importante na Nova Zelândia. Anualmente o país recebe milhões de turistas.
Outro fator que faz da Nova Zelândia um país tão seguro é o fato do seu governo possuir consolidadas políticas de bem-estar social.
Sua expectativa de vida é uma das mais elevadas de todo o mundo: 80 anos.
O índice de analfabetismo é muito pequeno, assim como seu índice de mortalidade infantil.
Conheça mais sobre a Nova Zelândia clicando aqui.
Áustria

Linz, Áustria – Crédito: Wikipedia
A belíssima Áustria ocupa o 5º lugar no ranking de países mais seguros do mundo. Com cerca de 8,9 milhões de habitantes, localiza-se na porção central no continente. O país não possui litoral. Faz fronteira ao norte, com a República Tcheca; a leste, com a Eslováquia e Hungria; a noroeste, com a Alemanha; ao sul, com a Eslovênia; a sudoeste, com a Itália e a oeste, com a Suíça e Liechtenstein.
É um país pequeno, com extensão de 83.871 km² e conta com pouco mais de 9 milhões de habitantes.
Sua economia concentra-se basicamente no setor de serviços, empregando a maior parcela da mão de obra. Mas o setor de turismo tem grande representatividade em sua economia. Suas principais indústrias são: da construção civil, maquinários, de veículos e peças, alimentos, química, eletrônica, além da madeireira, com destaque para papel e celulose. A agricultura representa uma pequena parcela na economia do país.
Conforme a Lei Constitucional Federal Austríaca, os princípios fundamentais da educação na Áustria são democracia, humanidade, solidariedade, paz e justiça, abertura e tolerância para com todos, independentemente de raça, status social e situação financeira. Isso explica, e muito, sua posição neste ranking.
Todos os seus habitates têm acesso à energia elétrica e água potável, tanto no campo quanto nas cidades. Em 2018, 87,7% da população austríaca tinham acesso à internet.
Conheça um pouco mais sobre a Áustria clicando aqui.
Aqui você poderá ter acesso ao 2023 Global Peace Index em sua íntegra.
Chip Virtual para Viagens Internacionais
Se você está de viagem marcada para a Europa, e precisa de um chip de viagem para se manter conectado à internet para compartilhas fotos das atrações que estará visitando, compre um chip virtual de viagens Airalo.
Para a Irlanda recomendamos essas duas opções:
- Opção 1 – Até 30 dias de viagem e 5 GB de dados, custando US$ 20
- Opção 2 – Até 30 dias de viagem e 10 GB de dados, custando US$ 37
Escolha o chip de sua preferência e use o cupom PONTOSPRAVOAR no momento do pagamento para ter 10% de desconto.
Você pode saber mais sobre os chips da Airalo neste artigo.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.