A região da Toscana, na Itália, é composta por várias cidadezinhas. Uma delas é Lucca, que está cercada por muros renascentistas, muito bem preservados, e neste artigo eu compartilho 5 dicas do que fazer na cidade, que seguramente vai te surpreender!
Aqui você encontra:
História de Lucca
Lucca fica na região da Toscana e estende-se por uma área de 185 km². Possui por volta de 90 mil habitantes e sua origem é antiga, vem da época dos etruscos e romanos antigos.
Aliás, a cidade ainda conserva peças da arquitetura antiga. Seu apogeu deu-se imediatamente antes do renascimento, na era gótica.
Um dos personagens ilustres que ali nasceram foi o extraordinário compositor de ópera Giacomo Puccini. Sua casa ainda está preservada e recebe muitos visitantes durante o ano.
Quer saber mais sobre Giacomo Puccini? Clique aqui.
Dicas do que Fazer em Lucca
Se você chegar de carro, deixe-o num estacionamento do lado de fora da muralha, bem perto de um dos portões que dão acesso à cidade.
Muralha de Lucca
Foi construída entre 1504 e 1645 e transformada em parque urbano durante o século XIX. Dela é possível avistar as duas torres principais da cidade: a Torre Giunigi e a Torre das Horas. Com quase 5 quilômetros de extensão, é a maior muralha de proteção construída na época do renascimento, tendo sua inauguração datada de 1648.
Sua altura média é de 12 metros, o que proporciona uma vista privilegiada do centro histórico da cidade. No topo da muralha, hoje existe um grande parque, com ciclovia, bancos e lindas árvores.
Você pode obter aqui mais detalhes da Muralha de Lucca.
Centro Histórico
Cercado pela muralha, encontramos o centro histórico com torres medievais e quase 100 igrejas. Daí o apelido de Lucca como “a cidade das cem igrejas”. Mas na verdade é bem mais que cem, porque cada palácio tem sua própria capela particular!
Catedral de Lucca
Dedicada a São Martinho, a igreja é um dos exemplos mais importantes do estilo românico-gótico da Itália.
Começou a ser construída no século XI e foi concluída no século seguinte (1063). Em seu interior é possível admirar o famoso Sarcófago de Ilaria del Carretto (obra do grande artista Jacopo della Quercia) e o Templo da Santa Cruz.
Igreja de São Miguel
Fica localizada na praça que leva seu esse mesmo nome. Foi construída a pedido do Papa Alessandro II no início do ano 1000, mas levou muito tempo para ser concluída. Detalhe para o mármore da fachada, adornado com centenas de pequenas imagens de criaturas reais e imaginárias, rostos entalhados e diferentes padrões.
Observe também uma escultura de São Miguel derrotando um dragão localizada na parte superior da construção. Já em seu interior, a dica é apreciar o painel colorido de Santa Helena, São Jerônimo, São Sebastião e São Roque, de Filippino Lippi, assim como o relevo esmaltado de Lucca della Robbia, Nossa Senhora com o Menino Jesus.
Casa Natale di Giacomo Puccini
Trata-se de um museu dedicado ao famoso compositor, sendo uma forma de Lucca homenagear um dos seus mais ilustres cidadãos
Em 1979 o segundo andar do apartamento onde nasceu Puccini no dia 22 de dezembro de 1858, foi transformado em museu. Ele descreve a juventude e os primeiros passos de Puccini na música através de objetos pertencentes a ele: partituras, instrumentos, cartas, etc.
Se você aprecia ópera, nem é preciso dizer que é um lugar imperdível para se visitar! Você pode obter detalhes como horários, preços, etc. do Museu Puccini clicando aqui.
Onde Comer
A cidade de Lucca é de uma das maiores produtoras de azeites e vinhos da Itália. Portanto, não deixe de procurar e provar essas iguarias.
Outras especialidade culinária da cidade é a Zuppa di Farro Lucchese (sopa de legumes) além do Tordelli Lucchesi (macarrão em forma de meia-lua recheado de carne),
- Pizzarium: É uma das pizzarias mais famosas da Itália, com sede em Roma.
- Di Simo caffè: Frequentado por intelectuais e artistas, dentre eles, o mais famoso de todos os moradores da cidade, Giacomo Puccini.
Perca-se nas ruazinhas de Lucca, com seu celular ou máquina fotográfica a mão. Com certeza, vai lhe render lindas fotos!
Como Chegar a Lucca com Milhas
Há diversas formas de você chegar a Lucca. Vai depender de que parte da Itália você iniciará sua viagem. Vamos dar um exemplo:
Partindo do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo e iniciando sua viagem pelo norte da Itália, da cidade de Milão (280 quilômetros distante de Lucca), aqui estão algumas formas de você viajar com milhas:
- Com a Smiles – Air Europa, TAP, Iberia, Air France e KLM
- Com o TudoAzul – Voando com a Azul e TAP
- Com o LATAM Pass – Latam, Iberia, Lufthansa, SWISS e British Airways
Além dos programas de pontos brasileiros, é possível fazer emissões diretamente com o Iberia Plus ou TAP Miles&Go, por exemplo. Como em qualquer emissão de passagens internacionais, o ideal é seguir monitorando os preços em pontos e escolher o que tem a melhor tarifa.
Acima citamos apenas algumas das opções disponíveis para se viajar para a Itália com pontos, mas lembre-se que existem outros programas de milhas que também podem ser interessantes. Tudo depende da sua estratégia e onde você tem pontos.
Obviamente, a melhor forma de visitar a região é de carro e com um bom planejamento. Para obter informações sobre roteiros, você pode entrar em contato com nossos parceiros da Wanderlust Concierge
Para Saber Mais
Para ler outras publicações do Pontos pra Voar sobre destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.