Vamos falar de dicas para planejar uma viagem? Aliás, quem é você nas viagens? Aquele que gosta de pesquisar muito sobre o destino ou aquele que só arruma as malas e é levado?
Eu sou a primeira opção e garanto: é a melhor. É muito bom chegar em um local sabendo o que fazer, como agir, onde fazer as coisas e o que é cada lugar.
Quando eu monto minhas viagens, minhas pesquisas vão muito além de dar um Google e escrever “roteiro em tal lugar”. Existem muitas fontes de pesquisa que estão na nossa frente e passam batido por muitas pessoas.
Planejar uma viagem vai muito além de apenas comprar a passagem, escolher hotel e pesquisar o que fazer no destino do Google. Portanto, se você quiser planejar uma viagem como um profissional, dê uma olhada nessas dicas!
Aqui você encontra:
Comprando a Passagem
Normalmente, essa seria a primeira coisa a se fazer, certo? Nem sempre. A não ser que você tenha datas certas em função de férias marcadas e sua viagem seja apenas para um destino.
No meu caso, como minhas datas são flexíveis, antes de emitir a passagem, eu gosto de criar um pré roteiro para ver se as datas estão de acordo com meu objetivo no local. Eu faço roteiro dia a dia, colocando as principais coisas que tem no lugar ou pelo menos penso: lá eu preciso de X dias inteiros. Baseado nisso, eu faço a emissão. Ter datas flexíveis também ajuda a encontrar melhores tarifas.
Outra coisa que eu considero nesta hora é uma emissão multi destinos, com chegada em uma cidade e partida de outra. Para quem fará mais de uma cidade ou país na mesma viagem, vale considerar essa possibilidade, a não ser que a passagem seja alguma promoção.
Para quem emite com milhas, a flexibilidade para fazer isso é maior. Quando posso, dou uma esticadinha nas minhas viagens então compro a ida para um lugar e a volta de outro e emito separado um trecho interno entre os dois destinos.
Por último, mas não menos importante, é sempre bom avaliar a época da viagem e pesquisar como é o destino neste período. Situações como feriados nacionais, meses mais chuvosos ou de terremotos e férias escolares podem impactar diretamente na viagem.
Escolhendo o Hotel
Esse não precisa ser necessariamente a segunda etapa. Mas tendo uma ideia do roteiro, é possível escolher o hotel de forma mais assertiva.
Quando eu pesquiso um hotel, além de considerar as avaliações, eu considero a localização. Ela precisa estar de acordo com meus interesses no local, ter estacionamento ou fácil acesso ao transporte público e é claro, ser em zona segura. A escolha da localização do seu hotel pode dar diferentes experiências para uma mesma viagem.
As avaliações também contam muito pra mim, mas aqui é necessário saber filtrar quem está escrevendo e o tipo de interesse desta pessoa.
Imagine a seguinte situação: você é jovem e está a procura de um hotel badalado e com muito agito e lê a seguinte avaliação: “péssimo hotel, música alta o tempo todo, haviam festas no salão que iam até tarde e eu não pude descansar”. Logo esse “péssimo hotel” é justamente o que você procura. Portanto, saiba filtrar as informações que você encontra na internet.
Preparando o Roteiro
Parece meio óbvio dizer: faça seu roteiro. Mas um bom roteiro vai muito além de uma planilha no excel com dias e horários. Eu sempre começo meu roteiro com uma pesquisa de todas as atrações que tem na cidade. Pesquiso o máximo para não deixar nenhuma passar em branco. Depois de saber tudo que a cidade oferece eu filtro e deixo apenas as que são do meu interesse.
Uma ferramenta que gosto de usar quando estou montando os meus roteiros é o site My Maps do Google. Por ele eu consigo ir adicionando todos os pontos que eu quero visitar no meu destino e a partir dele consigo montar o roteiro de acordo com a localização das atrações. Fica bem mais fácil organizar os dias por regiões, otimizando tempo e em alguns casos, economizando com transporte.
Outro ponto importante é saber equilibrar as atividades para que a viagem não se torne exaustiva, intercalando os dias de muita programação com dias mais tranquilos. Se um dia as atividades forem até mais tarde, deixe o próximo dia com atividades em que você não precise acordar tão cedo.
Importante adequar seu roteiro aos seus interesses pessoais. Não se sinta na obrigação de visitar uma atração só porque todo mundo vai. A viagem é sua e você só tem que satisfazer a você (e a quem estiver junto). Então selecione os programas que mais lhe agradam e deixe de lado aquilo que todo mundo faz e só para dizer que você fez também.
Por fim, tenho sempre um plano B para dias de chuva. Gosto de acompanhar a previsão do tempo do destino uns dias antes. Claro que isso é algo que pode mudar, mas é possível ter uma ideia de como será o tempo durante a estada e dessa forma em caso de chuva, pensar em um roteiro que ela prejudique o menos possível.
Usando as Redes Sociais
Poucas pessoas usam as redes sociais como fonte de dicas para planejar uma viagem. Eu gosto de usar pelo menos o Facebook, o Instagram, o YouTube e até mesmo o Tik Tok para preparar meus roteiros.
No Facebook eu gosto de participar de grupos sobre os meus destinos. Entro tanto nos nacionais como nos internacionais. Aliás, os grupos estrangeiros para mim são muito úteis!
Foi num destes grupos que eu descobri os viajantes que deixam coisas nos hotéis para serem usados por outros turistas e que foi tema de um artigo aqui no Pontos pra Voar.
Nos grupos gosto de ler relatos e dúvidas de viajantes que acabam ajudando bastante na preparação de viagens.
Já no Instagram eu gosto de pesquisar os locais. Por ele sempre descubro restaurantes, alguns hidden gems (locais que valem a pena visitar e não são muito conhecidos) e passeios legais de se fazer.
Uma dica é seguir os perfis da cidade (não só os oficiais) e guias turísticos locais e acompanhar os seus stories. Assim, é possível ter uma ideia do roteiro e pegar algumas diquinhas sem precisar fazer tours (eu sou do tipo que não gosta de guias e tours prontos).
Além disso, gosto de usar o insta para me inspirar nas minhas fotos na viagem. Aliás, confira este artigo com algumas ideias para você arrasar nas suas fotos!
YouTube
No YouTube vejo vlogs de viagens. Faço buscas de roteiros, vejo reviews dos hotéis, dos restaurantes e de passeios.
Gosto de vídeos como “o que não fazer em X”, “dicas para conhecer X” e por aí vai. Sempre pesquiso o nome do destino e dicas ou tips (“dicas” em inglês).
Tik Tok
Por fim, o Tik Tok, que muitos acham que se resumem a dancinhas, tem bastante conteúdo bacana com dicas sobre destinos, o que fazer, onde comer etc.
A busca é bem simples, digitando apenas o nome da cidade de destino, é possível assistir bastante conteúdo que irá ajudar no planejamento da viagem.
Tome Nota
Existem muitas formas de planejar uma viagem. Como eu não gosto de viajar com guia, pesquiso bastante para tirar o máximo de proveito do destino.
E você, costuma organizar suas viagens ou gosta que alguém prepare tudo pra você? Compartilhe conosco nos comentários suas dicas para planejar uma viagem.
Para saber mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre destinos.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade