Se você está planejando passar pela Rota Ecológica dos Milagres e está buscando dicas, aqui você as encontrará! E adianto que é fundamental prestar atenção em alguns aspectos antes da sua viagem para tornar a experiência inesquecível. Conhecida como Caribe Brasileiro, a região no litoral norte de Alagoas é recheada de praias paradisíacas, excelente gastronomia e descobertas interessantes em todo lugar que passa.
Locais famosos como Maragogi ou São Miguel dos Milagres são pontos que sempre atraem a atenção de quem passa por lá, mas preste atenção nas dicas abaixo para extrair o máximo da sua viagem pela região.
Aqui você encontra:
Dicas para a Rota Ecológica dos Milagres
O Carro é o seu Melhor Amigo
Sim, eu sei que é possível você fazer a maior parte dos passeios com agências de viagem e, normalmente, dou preferência às mesmas, mas nessa região a situação é diferente. Descobrir praias desconhecidas e vazias é um dos principais pontos dessa região e, para isso, é fundamental você ter liberdade para fazer o seu próprio roteiro.
Sei que muita gente não consegue pensar em praia e férias sem uma cerveja na mão, mas apesar de muitos estabelecimentos estarem localizados em vilas pequenas, não tive qualquer problema para encontrar cerveja sem álcool em qualquer lugar que pedi. Acho que é completamente desnecessário falar do perigo da mistura de álcool e direção, correto?
Atenção na Tábua das Marés
A experiência que você terá mudará completamente de acordo com a maré. Por exemplo, um dos locais que mais havia ouvido falar antes da viagem era a Praia do Gunga e, durante a minha visita, não conseguia entender a razão de tanta falatório. Apenas depois de pesquisar por fotos na internet eu entendi que eu estava lá na época errada e o mar não era assim normalmente.
A mesma atenção irá influenciar para os famosos passeios às piscinas naturais, que você definitivamente deve fazer. O conhecimento dos jangadeiros e das guias locais é extenso e você pode confiar pois eles indicarão os melhores horários para pegar os cenários de maneira incrível.
Não se Prenda à uma Base Única
Esse é um complemento do item número 1. Se você tem o objetivo de visitar diferentes praias, talvez a melhor opção seja dividir a sua hospedagem em diferentes hotéis/pousadas ao longo dos dias. Isso facilitará nos deslocamentos e você terá mais tempo para aquilo que interessa, que é ficar na praia (e não atrás do volante).
Em minha viagem em junho eu acabei dividindo um período de 7 dias em quatro locais distintos, mas isso foi por conta de todos os problemas que enfrentei com a reserva original.
Aliás, a reserva foi sendo feito à medida que achávamos que já valia a pena partir para a próxima cidade. Com uma ou outra exceção, não tivemos dificuldade de encontrar boas opções na faixa de preço que esperávamos (mas talvez o fato de estar em baixa temporada tenha ajudado consideravelmente).
Fuja dos Vendedores de Empreendimentos
Além da frustração com o mar em si, mencionada no item 2, a Praia do Gunga (assim como outros locais) reúne um número grande de vendedores dos empreendimentos que estão sendo lançados na região.
Eu entendo perfeitamente que é o trabalho deles e o mínimo que qualquer turista deve fazer é tratá-los com educação. Dito isso, o nível de insistência é absurdo e beira a inconveniência. A oferta é atrativa em um primeiro momento, oferecendo voucher de consumação em alguma barraca parceira para você apenas assistir à uma palestra mas, se não for o seu objetivo comprar um apartamento ou cota no local, vai por mim que não vale a pena dedicar seu tempo ali.
Tome Nota
E você, já passou pela Rota Ecológica dos Milagres? Compartilhe as suas dicas nos comentários e nos conte quais itens poderiam ter entrado nessa lista.
Para Saber Mais
Veja outras dicas de viagem já publicadas aqui no Pontos Pra Voar clicando aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.