Madri é uma cidade belíssima, que oferece uma vasta gama de atividades. E isso não significa necessariamente desembolsar grandes quantias de euros em ingressos! Citaremos aqui 3 passeios gratuitos em Madri que você pode fazer e aprender muito sobre essa cidade.
Aqui você encontra:
3 Passeios Gratuitos em Madri
Mercado de San Miguel
Conhecer mercados e feiras de uma cidade é uma das melhores maneiras para se conhecer os hábitos de seus moradores. E não é diferente com Madri!
Inicialmente a praça em que fica localizado o mercado era ocupada pela Igreja de San Miguel de los Octoes que, em 1790, sofreu um terrível incêndio. Chegou a ser reformada, mas acabou sendo demolida em 1809 por se encontrar em um estado deplorável.
Daí em diante o espaço se transformou numa praça pública. Algumas pessoas, então, começaram a instalar ali seus comércios em caixotes e barracas. Mas, com o passar do tempo, na metade do século XIX, aquela atividade se transformou num problema de salubridade para a cidade, além de conturbar o tráfego na região. Para solucionar o problema, iniciou-se o esboço de um mercado, construído em uma estrutura de ferro, que teve sua inauguração em 1916.
No ano de 1999, o mercado passou por uma reforma com vistas a conservar seu aspecto original. Nessa época, muitos pensavam que o mercado estava fadado ao fracasso, por acharem que ele não poderia competir com os modernos supermercados e extensas zonas comerciais da época. Diante disso, algumas pessoas se reuniram e formaram uma sociedade com o intuito de preservar o mercado, buscando melhorar sua atividade tradicional para que, no futuro, se transformasse numa das principais atrações turísticas e num lugar perfeito para se comer os produtos típicos da cidade – deliciosíssimos, por sinal!
Localização: Plaza de San Miguel, s/n – 28005 Madrid
Horário de funcionamento: domingo a 5ª, das 10h00 às 24h00. 6ª, sábado e domingo, das 10h00 à 01h00. Para maiores informações, você pode visitar o site do Mercado de San Miguel.
Catedral Santa María la Real de la Almuneda
A igreja, com seus 102 metros de comprimento e 73 de altura, teve sua concepção em 1879 com o projeto de Francisco de Cubas. Já a primeira pedra para sua construção foi lançada em 1883 pelo então Rei Alfonso XII. Posteriormente, após o Papa León XIII outorgar a criação do Bispado de Madri-Alcalá, esse mesmo projeto de igreja foi refeito por Cubas, transformando-se no projeto de uma Catedral. Porém, dessa vez, com um diferencial: o projeto era mais ambicioso, com inspiração em elementos góticos franceses do século XIII. Em 1911 a cripta foi aberta; contudo, com a guerra civil, a construção só foi retomada em 1939. Em 1993 sua construção foi concluída e a Catedral foi consagrada pelo Papa João Paulo II.
Destaque para a imagem talhada da Virgem da Almudena – Talhada em madeira e com o menino em seus braços, a obra data do final do século XV. Supõe-se que ela foi feita pelo escultor Diego Copín, ou por algum escultor relacionado a esse grande artista.
Se você puder dispor de 6,00 €, terá acesso ao museu e à cúpula dupla da catedral, que é uma das suas partes mais chamativas, arquitetonicamente falando, contendo em sua fachada elementos góticos e barrocos. A fachada principal conta com um grande pórtico e colunas de granito e está virada na direção do Palácio Real. Ao contrário de outras cúpulas, a vista da cidade não é nada de especial. Já o museu da Catedral de Almudena pode, ao primeiro olhar, não ser muito atrativo. Porém, suas doze salas com dezenas de objetos que descrevem a história da diocese de Madri, mostra o contrário. Você ainda poderá apreciar desde mosaicos a escudos episcopais e ornamentos.
Localização: C. de Bailén, 10, 28013 Madrid, Espanha
Horário de funcionamento: 2ª a domingo, das 10h00 às 20:30h
Templo de Debot
Localizado a oeste da Plaza de España, ao lado do Parque del Oeste, o Templo de Debot tem sua origem no Egito antigo, possuindo entre 2.000 e 2.200 anos de história. Foi um presente do Egito à Espanha, como recompensa por sua participação no salvamento dos templos de Núbia.
Teve sua inauguração em 20 de julho de 1972, após 2 anos de reconstrução. Não foi um processo simples, por não haver, na época, boas plantas arquitetônicas disponíveis para orientar toda a montagem, além do fato de algumas pedras terem sido perdidas no seu desmonte e transporte para a Espanha.
Após as primeiras décadas de sua instalação em Madri, seu cuidado e conservação deixaram muito a desejar. A área foi até mesmo considerada perigosa. Porém, posteriormente, a Prefeitura de Madri começou a investir no local, tanto em sua conservação como na própria segurança do Parque do Quartel da Montanha, local onde está instalado o Templo.
É possível encontrar no interior de seus dois andares informações sobre a mitologia e sociedade egípcia, assim como explicações sobre os hieróglifos. Há ainda uma maquete representando todos os templos de Núbia.
O segredo da visita está no horário: ao entardecer, momento em que a luz é mais bonita e você consegue ver o templo iluminado.
Localização: Calle de Ferraz,1 Parque do Quartel da Montanha
Horário de funcionamento: 3ª sábado, domingo e feriado, das 10:00 às 20:00 horas
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.