São Paulo oferece muitas opções para quem busca fugir da agitação do Carnaval e aqui damos 3 sugestões de passeios culturais para fazer nestes dias, como a exposição “Ney Matogrosso” no MIS, que celebra a carreira do artista, o Museu do Futebol, que explora a história e o impacto do esporte no Brasil, e o Museu da Cidade de São Paulo, que apresenta a evolução da cidade e sua diversidade cultural. Cada um desses espaços proporciona uma imersão única nas artes e na história brasileira.
Em poucos dias teremos as comemorações do Carnaval e, junto com ele, o agito que ele traz a toda cidade. Mas, para quem não gosta de toda esta muvuca, São Paulo oferece diversas opções culturais. Aqui estão 3 delas.
Exposição Ney Matogrosso no MIS
Você pode até não gostar do estilo dele, mas o talento e a voz de Ney Matogrosso são inigualáveis. Fora sua jovialidade mesmo no alto de seus 83 anos! É de se tirar o chapéu!
A exposição acontece no MIS, Museu da Imagem e do Som que foi inaugurado em 1970 e possui uma coleção com mais de 200 mil itens, entre eles estão filmes, fotografias, câmeras, cartazes, vídeos, além de diversos depoimentos.
O MIS é conhecido por suas exposições imersivas de personalidades como, por exemplo, David Bowie, Stanley Kubrick e Rita Lee. Agora é a vez de Ney Matogrosso. O MIS busca estar em constante renovação e ampliação de suas atividades. Ou seja, o MIS não para no tempo! Inclusive oferecendo diversos cursos presenciais e on-line, somado a uma variedade de programas culturais nas áreas de cinema, vídeo e música.

Passeios culturais em S¬ao Paulo | Exposição “Ney Matogrosso” no MIS | Créditos: Jornal Cruzeiro
A exposição foi aberta ao público no dia 21 de fevereiro e traça uma linha cronológica pela obra do artista. Cada década de sua atuação pelos mais diversos palcos é retratada, desde que começou como vocalista do inesquecível “Secos & Molhados” até sua mais recente obra, o álbum “Nu com minha música”.
Os visitantes passeiam por seis áreas, cada uma delas exibindo centenas de elementos têxteis como figurinos e adereços de shows (que nunca faltam nos shows do Ney!), além de videoclipes. É possível ainda examinar diversos documentos, capas de álbuns, pôsteres e até CDs. Inclusive há vários trechos de uma entrevista que o Ney concedeu ao programa Notas Contemporâneas, do MIS, na ocasião da comemoração dos 45 anos de sua existência.
A curadoria da exposição é de André Sturm, diretor-geral do MIS. Já o projeto expográfico fica por conta dos arquitetos Juan Cabello Arribas e Viviane Sá. O jornalista Julio Maria, também autor de “Ney Matogrosso – a biografia”, lançada pela Companhia das Letras em 2021, elaborou os textos da exposição.
A exposição “Ney Matogrosso” é fruto de uma parceria com o SENAC, que detém toda a coleção de indumentária de Ney Matogrosso – coleção esta cedida por ele mesmo para manutenção e guarda na instituição. Além disso a exposição tem o apoio da Paris Filmes.
Museu do Futebol

Passeios culturais em S¬ao Paulo | Museu do Futebol | Créditos: Agência Mural
O Museu do Futebol merece sua visita, quer você seja um amante de futebol ou não. Ele oferece uma experiência riquíssima que narra como o futebol chegou ao Brasil, vindo a se tornar parte de nossa cultura e história.
O Museu foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e fica localizado na parte de trás das arquibancadas do lendário Estádio do Pacaembu, ou melhor, Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. Este é um dos museus mais visitados do país.
Ele passou por um período de reforma, mas está de portas abertas com algumas novidades que ampliam ainda mais a diversidade e a inclusão.
O novo acervo oferecido agora conta com recursos de acessibilidade, além de vídeos, fotos, itens raros e atrações inéditas sobre aquele que é o esporte mais popular e mais amado do planeta.
Museu da Cidade de São Paulo

Passeios culturais em S¬ao Paulo | Algumas das preciosidades do Museu da cidade de São Paulo | Créditos: Casa de Doda
O Museu da Cidade de São Paulo é vinculado ao Departamento dos Museus Municipais da Secretaria Municipal da Cultura.
O museu revela segredos daquela que, hoje, é a maior cidade do planeta abaixo da linha do Equador e, por isso mesmo, tudo nela é grandioso e complexo.
Seu acervo, coletado ao longo de décadas, sob distintas gestões e abordagens preservacionistas, reúne um acervo institucional bastante expressivo, composto por cinco tipologias:
- Arquitetônico;
- Fotográfico;
- Bens móveis;
- História oral;
- Documental.
Este conjunto de obras permite ao visitante refletir sobre o passado, discutir sobre o presente e, até mesmo, realizar projeções dos possíveis cenários futuros.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.