Muito se fala hoje sobre turismo gastronômico. E quanto ao velho continente, opções é o que não faltam! Daremos aqui 3 sugestões de turismo gastronômico na Europa.
Aqui você encontra:
Turismo Gastronômico
Turismo gastronômico nada mais é do que sentar-se, sem pressa e apreciar a culinária local do destino que escolhemos e, com isso, compreender que seus pratos típicos fazem parte essencial de toda a experiência turística.
Segundo a Rede Europeia de Patrimônio Culinário Regional, o turismo gastronômico parte da premissa de que a gastronomia de um determinado país ou região é um ativo presente na sua cultura local sendo, desta forma, parte essencial da experiência de todo turista.
Não é novidade para ninguém que a França, particularmente Paris, é sinônimo de boa gastronomia. Assim como Portugal e Itália. Mas vamos tentar aqui sair um pouco do óbvio, explorando 3 destinos não muito badalados dentro do Turismo Gastronômico.
Turismo Gastronômico na Europa
Bruxelas – Bélgica
A história da cidade de Bruxelas, assim como sua culinária, tem raízes históricas super antigas, que remontam aos tempos romanos. Suas influências são várias: francesa, flamenga, africana e, até mesmo, asiática.
Pratos Típicos da Culinária Belga
- Moules-frites – Este é um dos pratos mais populares da Bélgica. Moules-frites, que nada mais é do que mexilhões com batatas fritas, é um prato que surgiu no século XVIII, como uma opção de refeição para os pescadores! Os restaurantes belgas, especialmente em Bruxelas, se especializam constantemente no preparo deste prato, inovando com molhos e variações diversos.
- Waffles – É possível encontrar waffles por toda a Bélgica, mas nem todos são a mesma coisa. Existem dois tipos: o de Liège, que é mais denso e caramelizado, e o de Bruxelas, com uma massa mais leve e crocante. Você precisa experimentar os dois, porque ambos são deliciosos!
- Chocolate – Não poderíamos deixar de citar o magnífico chocolate belga que, para mim, é um dos (senão o) melhores do mundo! Na cidade de Bruxelas é possível encontrar diversas chocolaterias para você se deliciar com os diversos sabores e texturas desta iguaria divina!
- Carbonnade flamande – É um ensopado de carne de vaca cozido em cerveja escura com cebola, cenoura além de diversas especiarias.
- Waterzooi – Este é um prato feito com peixe, carne de vaca ou frango, cozido em um caldo cremoso com legumes e especiarias.
- Stoemp – O stoemp é um purê de batatas misturado com couve-flor, cenoura ou ainda com outros legumes. É servido com costelas de porco ou salsichas.
Sugestões de Experiências Gastronômicas em Bruxelas
Maison Dandoy
Com várias lojas espalhadas pela cidade, esta é uma tradicional casa de waffles. Você encontrará diversas opções, desde o tradicional polvilhado com açúcar de confeiteiro, até os mais sofisticados com frutas, chocolate e chantili! Mas o local oferece outras iguarias como, por exemplo, uma variedade de biscoitos típicos da Bélgica. E de quebra, apesar de muito conhecida, a Maison Dandoy oferece preços bastantes acessíveis.
Conheça mais sobre a Maison Dandoy visitando aqui seu site.
Fin de Siecle
Se você deseja comer neste local um dos pratos típicos belgas, o Carbonnade flamande é uma boa sugestão. O restaurante oferece pratos bem servidos e sua localização é bem conveniente: próximo à área turística. Os preços são razoáveis e as opções de pratos e cervejas são bem variadas. Mas atenção: O local não aceita reservas e costuma encher.
Visite aqui o site do restaurante para conhecer o menu com detalhes.
Copenhagen – Dinamarca
O toque exótico dos vikings está presente há séculos na culinária dinamarquesa, fazendo dela um bom destino para turismo gastronômico na Europa, que é composta por pratos pesados, ricos em gorduras e carboidratos para manter as pessoas aquecidas em temperaturas particularmente baixas.
Pratos Típicos da Culinária Dinamarquesa
- Smørrebrød – Literalmente significa “pão com manteiga”. É o típico almoço que você vai encontrar em Copenhague e em toda a Dinamarca. Ele é composto por uma fatia de pão (preferencialmente integral) untada com manteiga e vem acompanhado com salmão defumado, picles, carne e ovos cozidos. Pode haver variações de ingredientes dependendo do estabelecimento.
- Frikadeller – Este prato é composto por almôndegas recheadas feitas com carne de porco ou peixe, servidas com molho de batata e picles. É bem fácil encontra-lo pelas ruas de Copenhagen.
- Wienerbrød – Este é o doce mais típico de Copenhaguen. Feito com massa folhada em formato espiral, sabor de canela e chocolate.
- Krebinetter – O krebinetter é uma empanada de porco bastante comum em restaurantes ou pontos de rua da cidade.
- Flæskesteg – São finas fatias de porco assado. É incrível, mas a população de porcos na Dinamarca é duas vezes maior do que a de seres humanos! Não é à toa que essa carne está presente em muitos pratos da gastronomia dinamarquesa.
Sugestões de Experiências Gastronômicas em Copenhagen
Hallernes Smørrebrød
Este restaurante dispõe de várias unidades e atrai muitos moradores e turistas ansiosos por comer uma das opções de smørrebrød que a casa prepara. Os sanduíches são cobertos por diversas opções, desde rosbife até camarões. Os preços são bastantes accessíveis.
Conheça um pouco mais sobre esta rede de restaurantes clicando aqui.
Valle Dalle
Este restaurante possui várias unidades. É possível fazer seu pedido pelo menu da casa ou optar pelo Buffet, com uma boa variedade de saladas, massas, frituras e muita proteína. Além disso o local oferece frutas e docinhos como sobremesa. A casa ainda dispõe de café de manhã e opções para brunchs.
Quer conhecer mais sobre o local e o menu oferecido? Visite aqui o site.
Berlin – Alemanha
Ao contrário do que muitos pensam, Berlin é um ótimo destino para turismo gastronômico na Europa. A cidade oferece a seus turistas muitas e diversas opções gastronômicas que vão desde restaurantes detentores de estrelas Michelin, até mercados de rua. A diversidade cultural que esse país recebeu ao longo de sua história decorrente de diversos processos migratórios, está presente de maneira muito marcante em sua culinária.
Pratos Típicos da Culinária Alemã
- Schweinshaxe – O prato é composto por joelho de porco cozido e defumado, servido geralmente com chucrute e purê de ervilhas.
- Döner Kebab – Este é um prato bastante popular em toda a Alemanha. Consiste em carne grelhada, salada e molhos servidos em pão pita.
- Currywurst – Composto por linguiça de porco com curry em pó e ketchup por cima. Normalmente a linguiça vem servida fatiada, acompanhada de batatas fritas.
- Eisbein – Este prato é composto por carne cozida em fogo brando e é servido com chucrute, ervilhas cozidas e batatas. Há regiões da Alemanha em que a carne é preparada assada e não cozida.
- Kartoffelsuppe – Esta á uma sopa bem típica da cidade de Berlim. Geralmente é servida como entrada e é feita com batatas, legumes e salsicha.
- Strudel de maçã – Sobremesa bem famosa aqui no Brasil, o strudel é a sobremesa oficial da Alemanha. Com aquele cheirinho marcante de canela acompanhando o doce da maçã, é servida quente e vem acompanhada com creme de baunilha.
Sugestões de Experiências Gastronômicas em Berlim
Gasthaus Kater Alex
Com ambiente confortável e decoração bastante agradável, os pratos do Gasthaus Kater Alex são bem servidos e têm preços bastante razoáveis. Uma marca deste local é o bom atendimento e a simpatia dos seus funcionários.
É possível conhecer mais sobre o Gasthaus Kater Alex acessando aqui seu site.
Treffpunkt Berlin
Localizado no centro de Berlin, o Treffpunkt Berlin é um restaurante pequeno e tipicamente alemão. Então, se você quiser visitá-lo, chegue cedo.
Sugestão: Peça o Schnitzel, feito com fatias finas de carne de porco empanadas em farinha de trigo, ovos e farinha de rosca, vem servido com batatas fritas. E para acompanhar, escolha uma das cervejas do menu, que também é especialidade da casa. Você não vai se arrepender!
Endereço: Mittelstr.55 10117 Berlin
Horário de funcionamento: De 2ª a 5ª, das 16h00 às 00h00; 6ª e Sábado, das 12h00 às 00h00. Fecha aos Domingos.
Para terminar, você tem alguma sugestão de turismo gastronômico na Europa, que não sejam os países latinos?
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.