Neste post eu compartilho 17 dicas para sua viagem para Tóquio, considerando, inclusive, a recente retirada de restrições para os turistas.
Aqui você encontra:
Introdução
Tendo em vista a minha prévia experiência de viagem, além de eu já ter agendado duas viagens nos próximos meses para Tóquio, resolvi compartilhar com vocês 17 dicas para tornar a sua viagem para Tóquio inesquecível, lembrando que estas dicas foram por mim adaptadas e complementadas a partir do exposto aqui.
Tenha um Celular com Acesso à Internet
Ainda que o Japão e, em especial, a cidade de Tóquio tenha um serviço de transporte bem eficiente e com boa sinalização, andar de metrô sempre é uma aventura.
E a população local não tem fluência na língua inglesa. Então, o melhor é partir para a sua viagem com um celular com acesso à internet para possibilitar a constante utilização do google maps, por exemplo.
Para a minha próxima viagem, considerando que já uso dois chips físicos no meu celular, irei experimentar utilizar em eSIM comercializado por uma empresa que já utilizei o chip físico e deu certo.
Uma indicação de contratação do eSIM é o da Airalo.
Assim, recomendo, além do plano da sua operadora (Claro Mundo, Vivo Travel Mundo etc), como opção, a contratação de um plano extra, por cautela.
Escolha o Aeroporto de Haneda
Apesar de o aeroporto de Narita ser maior, o aeroporto de Haneda deve ser o escolhido, pois localizado na cidade de Tóquio (o de Narita fica na prefeitura de Chiba), mais distante e com um acesso mais caro, portanto.
Na minha primeira viagem à Tóquio, utilizei o serviço de ônibus (limousinebus) que contratei antecipadamente pela internet. A depender do hotel escolhido, este serviço pode ser muito útil, deixando inclusive em frente do estabelecimento e servindo os dois principais aeroportos.
As reservas podem ser feitas por aqui.
E a boa notícia é o aeroporto de Haneda tem recebido cada vez mais os voos longos internacionais.
Avalie se Compensa Adquirir o Japan Rail Pass
O Japan Rail Pass se trata de um passe que pode ser utilizado em trens e ônibus operados pela JR.
Ainda que esta empresa opere em Tóquio, o considerável valor a ser pago pelo passe e a possibilidade de ter que utilizar algum transporte de outra cia, recomendam cautela na contratação.
A melhor utilização do passe é, sem dúvidas, para deslocamentos pelo país, diante da maximização do seu uso.
Avalie, portanto, considerando o seu roteiro, se compensa adquirir este passe.
Adquira e Insira Créditos nos Cartões Pasmo ou Suica
O cartão Pasmo (ou o Suica, de mesma finalidade, porém emitido por outra cia de trem) são cartões multiuso, utilizados, preponderantemente, nas estações de trem para deslocamentos.
Logo no aeroporto há lojas nas quais você não pode trocar seus dólares pela moeda local (iene), como adquirir o cartão e carregá-lo com dinheiro.
Na minha viagem eu já o adquiri junto ao aeroporto de Haneda. Você também pode adquiri-lo nas estações de trem e metro.
Este cartão pode ser utilizado, também, para compras nas lojas de conveniência.
Enfim, trata-se de uma aquisição obrigatória para quem pretende passear pela cidade.
Lembre-se, por fim, que este cartão pode ser devolvido no aeroporto no retorno da sua viagem, quando o valor pago por ele lhe será inteiramente devolvido, assim como eventuais créditos que você tenha carregado no cartão e não utilizado.
Tenha Dinheiro em Espécie
Infelizmente, por motivos culturais, é um costume local aceitar, preponderantemente dinheiro, em vez de cartões de crédito.
Por isso, tenha sempre a moeda em espécie e saiba como e onde sacar dinheiro nos caixas de autoatendimento.
Essa dica é complementar à dica do item anterior.
Cuide com as Estações Shinjuku
Quando eu me hospedei em Tóquio no início de 2020 optei por ficar no Hyatt Regency, localizado no bairro Shinjuku, aproveitando a espetacular promoção de 17 pontos Livelo por real com a Submarino Viagens, o que fez com que a hospedagem tivesse um custo muito reduzido.
Ocorre que, em relação às estações de trem, temos pelo menos cinco que fazem referência ao bairro, o que pode gerar grande confusão entre os viajantes.
A mais famosa, é a Shinjuku Station, da companhia JR (aquela mesma que comentamos acima ao falar do Japan Rail Pass).
Porém, temos também outras como: “Nishi-Shinjuku”, “Shinjuku Gyoen-mae”, “Shinjuku-san-chome” e “Seibu Shinjuku”.
Então, recomendo muito cuidado e atenção quando você estiver se dirigindo ao bairro de Shinjuku, e conte com a ajuda do google maps.
Prepare-se para Espaços Menores
O metro quadrado na cidade de Tóquio é caríssimo. Não por acaso os quartos dos hotéis, restaurantes, entre outros, têm tamanho reduzido.
Esqueça aqueles quartos gigantes que são comuns de encontrar em algumas acomodações nos Estados Unidos, como, por exemplo, em Las Vegas.
Muitos hotéis disponibilizam camas, no máximo, queen size (e não king size).
Fazer refeições em grupo pode ser um desafio, considerando que muitos restaurantes na cidade também tem espaço reduzido.
Portanto, esteja preparado para essa realidade.
Uma Fila Longa Pode ser um Bom Sinal
Não são somente os brasileiros que “gostam” de uma boa fila. Em Tóquio, é comum você se deparar com uma, porém isto não é um mau indicativo.
Longas filas normalmente indicam bons lugares para uma refeição, por exemplo.
Se você pretende curtir um bom e movimentado restaurante, ou até mesmo aquela atração turística mais procurada, recomendo que chegue cedo.
Tire o seu Pedido Junto à Máquina
Pela prática e costume local, é comum já na entrada dos restaurantes, até mesmo nas vitrines, os restaurantes colocarem fotos dos principais pratos, para facilitar na escolha dos clientes.
Quem já visitou Tóquio já se deparou com essa interessante novidade.
Uma questão importante e relacionada a isso é que em alguns restaurantes há uma máquina, também na entrada do estabelecimento, para que você já faça o pedido e efetue o pagamento.
Então, basta se dirigir ao balcão do restaurante e entregar o recibo com o seu pedido ao atendente.
Acostume-se com a Abertura Tardia de Cafés e Restaurantes
Os japoneses têm o costume de realizar o seu café da manhã em casa ou em lojas de conveniência, e não em cafés e restaurantes.
Em razão disso, os cafés e restaurantes costumam abrir apenas a partir do final da manhã, por volta das 11 horas.
Então, programa-se e adapta-se a esta prática local.
Evite a Hora do Rush
Assim como em outras grandes cidades, Tóquio também possui seus horários de pico, a chamada “rush hour”.
Assim, busque evitar os horários entre as 07 e 09 da manhã, além do horário após as 17h.
Aprenda o Protocolo da Escada Rolante
Em Tóquio, o protocolo da escada rolante recomenda que você fique à esquerda, deixando o lado direito para quem está com pressa.
Atente-se, porém, que nas cidades de Nara, Quioto e Osaka, a ordem dos lados se inverte.
E olha que, na prática, todos obedecem à regra rigorosamente. Então, não invente de ficar parado no lado destinado à ultrapassagem.
Programe-se para a Falta de Lixeiras
Em razão de um atentado ocorrido em 1995 em que utilizado gás sarin em lixeiras, desde então elas foram removidas das partes públicas da cidade.
Apenas em locais específicos, como estações de trem e em frente a restaurantes e banheiros públicos, que você irá encontrá-las.
Então, trate de se programar e já sair para o seu passeio equipado com alguma sacola para recolher o lixo que você irá produzir, descartando-o diretamente na lixeira do seu hotel no retorno.
Conheça e Aproveite os Principais Bairros de Tóquio
A cidade de Tóquio é encantadora e fornece inúmeras atrações aos viajantes.
Estas atrações estão distribuídas pelos bairros, sendo que podemos citar os seguintes: Shibuya, Shinjuku, Ikebukuro, Roppongi e Ginza.
Todos estes bairros são muito bem servidos pela rede hoteleira e transporte público, sendo que cada um tem as suas características próprias, o que será objeto de um futuro post, considerando as várias atrações e dicas de cada um.
Prepara-se para os Caixas de Autoatendimento
Em diversas lojas e restaurantes é comum você empacotar e pagar as suas compras sem ter contato com um atendente, ou seja, diretamente em um caixa de autoatendimento.
Quando eu visitei uma das lojas da Uniqlo, constatei essa opção na hora de pagar pelas roupas que comprei.
É uma experiência bem interessante e recomendo a todos.
Saiba Ficar em Silêncio
O povo japonês é extremamente educado e preza pelo silêncio, sobretudo nos transportes públicos.
Evite falar em voz alta e cuide o volume do seu telefone celular em locais públicos.
Apesar de Tóquio ser muito movimentada, pude constatar na prática que, efetivamente, os japoneses prezam pelo silêncio ao extremo.
Então, tenha muito cuidado e observe essa regra de educação.
Conheça uma Cabine Premium da ANA ou JAL
Finalmente, para encerrar a lista de dicas, não poderia deixar de comentar sobre a minha especialidade: emissões.
Como todo viajante frequente milheiro, buscamos visitar os países viajando com economia e conforto, e, nestes quesitos, Tóquio é muito bem atendida: é hub de duas excelentes companhias áreas, a Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA).
A primeira integra a aliança Oneworld e a segunda a Star Alliance. Além das excelentes cabines, o atendimento a bordo é espetacular e recomendo a todos que tenha esta experiência.
Atualmente, como noticiamos recentemente aqui, infelizmente a ANA está cobrando uma pesada taxa de combustível.
A melhor alternativa, então, é emitir os bilhetes em classe executiva ou primeira classe, em que o valor final pago, mesmo com a cobrança da taxa, ainda pode ser vantajoso, sobretudo se a experiência ocorrer nas novas cabines (“The Suite e The Room”):
Por outro lado, para quem não pretende pagar os mais de R$ 2 mil reais da taxa de combustível cobrada pela ANA e repassada pelo programa Miles&Go da TAP, recomendo aproveitar um dos “sweet spots” do programa AAdvantage.
Nesta hipótese, é possível emitir por apenas 80k uma primeira classe entre os Estados Unidos e Tóquio, sendo que o programa não repassa a taxa de combustível.
Então recomendo que acompanhe nossas dicas aqui no site e não deixe de realizar a sua viagem para Tóquio preferencialmente em uma das duas cias aéreas japonesas.
Tome Nota
Como foi mencionado ao longo deste post, buscamos dar 17 dicas para a sua viagem para Tóquio.
Com a recente retirada das restrições de viagem para o Japão (a contar de 11 de outubro), temos certeza que alguns dos nossos leitores pretendem visitar a cidade de Tóquio, sendo que as dicas do presente post buscam auxiliar os viajantes.
E você, leitor, o que achou das dicas? Compartilhe abaixo, nos comentários, a sua opinião, inclusive, se possível, algumas dicas adicionais que possa ajudar os demais viajantes na sua viagem para Tóquio.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.