Londres tem diversas atrações e passeios gratuitos, que vão de museus a palácios reais para visitar sozinho, com amigos ou em família. Por isso, se você está em dúvida do que fazer em Londres sem gastar muito, ou melhor, sem gastar nada, então este artigo é para você!
Quem converte, não se diverte? Com a moeda brasileira tão desvalorizada, muitos viajantes estão repensando em suas viagens internacionais ou buscando formas de economizar, principalmente quando se trata da Europa. Uma libra esterlina, por exemplo, moeda oficial do Reino Unido, equivale a quase R$ 8.
Se você não quer mudar seus planos de viagem e sair pesquisando por aí “países mais baratos para viajar em 2025”, sonhando com destinos mais tradicionais, saiba que Londres é uma cidade de destaque quando o assunto é atrações e passeios gratuitos!
E não só isso! A metrópole é atendida por um ótimo sistema de transporte público como o metrô e os double-deckers (os famosos ônibus vermelhos de dois andares) e também é uma excelente opção para caminhar entre um passeio e outro.
Que tal conhecer 15 passeios, inclusive alguns muito tradicionais, para fazer de forma gratuita?
Biblioteca com peças raras e únicas
A British Library, localizada em Londres, é uma das maiores bibliotecas do mundo e oferece entrada gratuita ao público, inclusive para diversas exposições permanentes e temporárias. O acervo da biblioteca inclui documentos históricos e relíquias de grande valor, como a Magna Carta, manuscritos de Leonardo da Vinci, composições originais dos Beatles, obras de Michelangelo e até as primeiras peças teatrais de Shakespeare.
A biblioteca também conta loja de souvenirs e um café interno. Além disso, o edifício em si é uma atração, com sua arquitetura moderna e espaços culturais diversos.
A terra dos Palácios e mansões
No Palácio de Buckingham, a cerimônia de troca de guarda acontece às segundas, quartas, sextas e domingos, sempre às 11h, com soldados marchando do Palácio de St. Jame’s ao de Buckingham ao som de uma banda – que, por incrível que pareça, tocam música pop e até trilhas de filmes! Ver essa cena icônica é de graça, mas recomenda-se chegar cedo para ter uma boa visão, afinal a cerimônia atrai multidões.
Outro passeio gratuito em Londres é o Wallace Collection, que é um museu localizado dentro de uma mansão do século XVIII, bem no centro de Londres. Não é um palácio, mas sim uma mansão aristocrática, que serve de lar para coleções de arte europeia, armaduras, porcelanas e móveis decorados que dão o “ar de palácio” para ele.
Os turistas podem passear pelos luxuosos salões, apreciar obras de mestres como Rembrandt e Fragonard, e relaxar no bonito café no pátio interno coberto por um teto de vidro.
Gardens e Parques históricos e contemporâneos

St. James’s Park – Créditos: Viator
Um dos parques mais antigos e bonitos de Londres, o St. James’s Park tem entrada totalmente gratuita e fica localizado ao lado de pontos icônicos como o Palácio de Buckingham e o Palácio de St. James’s. Em algumas datas especiais e épocas do ano, o parque recebe alguns eventos sazonais e celebrações públicas.
É lá que também vive uma colônia de pelicanos desde o século XVII — presente dado por um embaixador russo ao rei Charles II. Outro famoso parque da cidade, é o Hyde Park, que possui uma variedade de atrações naturais, culturais e históricas. O parque frequentemente recebe shows ao ar livre, festivais e exposições temporárias, especialmente durante o verão.
Pertinho dali fica o Kensington Gardens, que originalmente pertencia ao Hyde Park. Com um ar mais tranquilo e aristocrático, ele abriga atrações culturais como a Serpentine Gallery (entrada grátis para exposições de arte contemporânea) e o majestoso Albert Memorial.
Uma das maiores curiosidades do local é o memorial e a estátua de Peter Pan, instalado por J.M. Barrie, autor da famosa história, sem qualquer anúncio prévio — em um gesto mágico, como se tivesse aparecido do nada. Nele também há um palácio, o de Kensington, residência oficial de membros da família real.
Museu, museu e mais museu
Se tem uma coisa que Londres é cheia é de…museus! Tem de todo tipo e para todos os gostos – e com entradas gratuitas! O British Museum, por exemplo, é um dos mais visitados do mundo e abriga artefatos icônicos como a Pedra de Roseta e esculturas do Parthenon. Se você gosta de história antiga e arqueologia, o lugar ideal é lá.

Natural History Museum – Divulgação
No National Gallery, situado na Trafalgar Square, há uma vasta coleção de pinturas europeias, incluindo obras de Van Gogh, Da Vinci e Monet. Bem ao lado, a National Portrait Gallery exibe retratos de figuras históricas britânicas, de Shakespeare à rainha Elizabeth II, e reabriu recentemente após uma grande renovação, com espaços modernizados e exposições especiais.
Para quem ama arte e design, o Victoria and Albert Museum (ou V&A) tem peças que vão de vestidos vitorianos a esculturas renascentistas – e o museu chama a atenção tanto pela beleza do acervo quanto por sua arquitetura. Já os museus Tate Modern e Tate Britain são paradas obrigatórias para os amantes de arte!
O Tate Modern, às margens do Tâmisa, foca na arte contemporânea e moderna, com obras de Picasso, Warhol e artistas atuais, enquanto a Tate Britain reúne a arte britânica desde o século XVI, com destaque para pinturas de Turner e artistas pré-rafaelitas.
Mas se você curte ciência e história, o Natural History Museum vai encher os olhos de qualquer visitante, seja adulto ou criança. No acervo, fósseis de dinossauros, pedras preciosas e uma réplica em tamanho real de uma baleia-azul! É um dos museus mais interativos de Londres e é mais um passeio gratuito para incluir no seu roteiro!
Para os viajantes que queiram saber mais sobre a Primeira e Segunda Guerra Mundial, os Imperial War Museums contam a história das guerras que marcaram o século XX, com exposições que incluem aviões, tanques e relatos pessoais.
Todos esses museus têm entrada gratuita para exposições permanentes. Caso o visitante queira ver alguma exposição temporária, será preciso consultar o site oficial para mais informações, pois algumas podem ser pagas.
Agora é só fazer as malas e curtir o melhor que Londres tem a oferecer, gastando quase nada.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





