Boa notícia para os viajantes que usam o cartão de crédito em compras internacionais. A partir de hoje, o IOF cobrado pelo governo sobre as compras internacionais com o cartão de crédito caiu de 6,38% para 5,38%.
A mudança, que é parte de um decreto assinado pelo governo anterior em junho do ano passado, é uma condição para que o Brasil possa ingressar na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Ainda de acordo com o decreto, o Brasil precisará zerar a cobrança do IOF e, para atingir tal meta, o imposto cairá 1 ponto percentual por ano até 2028, quando chegará a zero.
Portanto, teremos a seguinte redução progressiva nos próximos anos:
- 2023 – 5,38%
- 2024 – 4,38%
- 2025 – 3,38%
- 2026 – 2,38%
- 2027 – 1,38%
- 2028 – zero
Uma vez zerado, os portadores da grande maioria dos cartões de crédito emitidos no Brasil pagarão apenas o spread em suas compras em moeda estrangeira. Já aqueles clientes que possuem cartões de crédito que não cobram spread, pagarão apenas o dólar comercial no dia da compra.
Cartões sem Spread
O spread bancário é uma espécie de ágio que as instituições financeiras aplicam sobre o volar do dólar e varia entre 1% e 6% conforme o banco. No entanto, existem algumas poucas instituições financeiras no Brasil que não cobram spread. São elas:
Sicoob
Unicred
Uniprime
Cartão Itaú PDA
Já o Sicredi cobra 1% de spread, o que ainda é totalmente aceitável.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.