Grupo LATAM anuncia que será zero resíduo para aterro até 2027 e carbono neutro até 2050

1
LATAM planeja retomar 62% da sua operação doméstica no Brasil em junho

Ser carbono neutro até 2050, zero resíduo em aterros até 2027 e proteger ecossistemas icônicos da América do Sul é o que promete o grupo LATAM em um documento lançado no dia 05 de maio como parte da Estratégia de Sustentabilidade do grupo.

LATAM e The Nature Conservancy (TNC) vão colaborar para identificar projetos de conservação, protegendo ecossistemas icônicos como a Amazônia, o Chaco, as planícies do Orinoco, a Mata Atlântica e o Cerrado, entre outros.

“Estamos enfrentando um momento crítico na história da humanidade, com uma grave crise climática e uma pandemia que mudou a nossa sociedade. Hoje, não basta fazer o de sempre. Como grupo, temos a responsabilidade de ir além na busca por soluções coletivas.

 

Queremos ser um ator que promova o desenvolvimento social, ambiental e econômico do continente e, por isso, estamos assumindo um compromisso que busca contribuir com a conservação dos ecossistemas e o bem-estar das pessoas da América do Sul, tornando esta região um lugar melhor para todos e todas”, afirma Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines.

Estratégia para os Próximos 30 Anos

Segundo o grupo LATAM, a sua estratégia de sustentabilidade para os próximos 30 anos contempla quatro pilares de trabalho:

  • Gestão ambiental
  • Mudanças climáticas
  • Economia circular
  • Valor compartilhado

As linhas de ação foram elaboradas de forma colaborativa com especialistas e organizações ambientais de todo o continente e implica em um investimento de cerca de US$ 100 milhões em 10 anos.

Por meio do desenvolvimento de um portfólio de projetos de conservação e outras iniciativas, o grupo LATAM buscará compensar 50% das emissões domésticas até 2030, estabelecendo um caminho para ser carbono neutro até 2050.

Além disso, o grupo LATAM indica que promoverá um programa para oferecer aos passageiros, clientes corporativos e de carga a opção de compensar as emissões de CO2 relativas às suas viagens. Paralelamente, o grupo compensará a mesma quantidade de emissões de CO2 que os clientes em um programa 1 + 1.

Um dos focos do grupo LATAM é a eliminação dos plásticos de uso único até 2023 e a expansão do programa de reciclagem a bordo para todas as rotas domésticas da empresa e todas as salas VIP se tornarão 100% sustentáveis. Da mesma forma, o grupo vai implantar um programa de reciclagem de uniformes em todos os países e um plano para substituir os materiais a bordo por itens compostáveis, recicláveis ​​ou certificados.

Vídeo de Lançamento de sua Estratégia de Sustentabilidade

Confira abaixo o vídeo de lançamento da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, pelo qual a empresa espera que atingirá zero resíduo para aterro até 2027 e carbono neutro até 2050.

Tome Nota

Assim que como na estratégia apresentada pela GOL há algum tempo, o grupo LATAM precisa ser mais ambicioso em seu plano de ser carbono neutro. Afinal de contas, o planeta não pode esperar até 2050 para que isso ocorra.

Para Saber Mais

Neste link você pode ler outras notícias em nosso site e aqui você encontra mais detalhes sobre o plano de sustentabilidade do grupo LATAM.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?